Seja Bem-Vindo ao mundo dos Mitos Gregos.

Esse blog é criado e mantido por alunos interessados em explicar o contexto de alguns mitos gregos para o leitor.

Os principais personagens de cada mito expõe, através de posts, o seu comentário sobre a sua história.

Basicamente, o que queremos proporcionar em nosso blog, é que os leitores imaginem a vida através dos mitos.

Faça bom proveito, fique com Zeus.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Jasão e o Velocino de Ouro

Esão estava velho e cansado de ser rei da Tessália, então passou a coroa para Pélias, seu irmão, mas com uma condição: que Pélia desse o reinado a seu filho Jasão quando ele tivesse idade suficiente para governar. Quando Jasão completou essa idade, Pélias se negou a entregar o reino. Para provar que merecia a coroa, Jasão construiu o navio Argo, para buscar o Velocino de Ouro na Ilha de Colcos.
Chegando na Ilha de Cocos, encontraram o Rei Aetes, que disse para Jasão que ele iria precisar cumprir 5 tarefas para conseguir o Velocino de Ouro. A primeira tarefa era prender a um arado 2 touros que soltavam fogo pelas ventas e tinham chifres de cobre. Jasão conseguiu realizar a tarefa, ameaçando as feras e dando cereal e carinho para eles. Médéia, filha de Aetes, resolveu ajudá-lo na segunda tarefa, onde ele tinha que semear os dentes do dragão. Medéia deu a Jasão um talismã.
Quando Jasão semeou os dentes do dragão, guerreiros começaram a brotar do chão, e atacá-lo. Quando ele estava cansado de lutar, Medéia gritou para ele jogar o talismã. Quando ele fez isso, os guerreiros começaram a lutar entre si, e Jasão cumpriu a tarefa. Aetes disse que a terceira tarefa seria realizada no dia seguinte. Ele teria que derrotar o dragão.
Medéia avisou Jasão que seu pai não o deixaria partir no dia seguinte, então deu a ele uma poção para fazer o dragão dormir e pegar o Velocino durante a noite, e pediu para que Jasão e os Argomautas – nome dado aos tripulantes de Argo- a levassem junto para Tessália.
Jasão, os argonautas e Medéia estavam partindo, quando um vigia os viu e avisou Aetes, que partiu em perseguição aos fugitivos. Quando Medéia percebeu que estavam sendo perseguidos, pediu ajuda a Hécate, senhora da escuridão. A lua escureceu, e uma nuvem envolveu Argo. Quando a nuvem sumiu, o barco de Aetes tinha desaparecido, e Argo tinha avançado muitas milhas.
Chegando em Tessália, o pai de Jasão estava doente, quase morrendo.Então Jasão pediu ajuda a Medéia. Ela começou a fazer uma poção que levava na água fervente um carneiro preto morto, ervas, pedras e feitiços.
Medéia chamou Hécate para dar o seu poder a poção, e falou para Jasão que ele teria que matar seu pai para conseguir lhe devolver sua juventude.
Jasão não conseguiu fazer isso. Então Medéia matou Eseu, e o jogou no caldeirão, e começou a mexer. Depois de um tempo, ela colocou o corpo de Eseu no chão, e o velho homem se transformou em um jovem rapaz.
Jasão pediu ao pai para que voltasse a ser o rei, mas ele recusou dizendo que iria fazer Pélias te dar a coroa.
Jasão disse a Medéia que quando ele se tornasse rei, ela seria sua rainha, mas ela não quis isso, disse que ele não teve coragem de fazer o que ela havia mandado.
As filhas de Pélias pediram a Medéia que fizesse com que o pai delas voltasse a ser novo para conseguir continuar sendo o rei. Medéia prometeu ajudá-las. Fizeram a mesma poção, sendo que as duas filhas mataram o pai com uma facada no peito e o colocaram no caldeirão. Medéia mandou elas ficarem mexendo com um ramo de oliveira sem parar.
Medéia pediu para a senhora da escuridão pra que ela a tirasse dali, porque havia muitas gente que queria trapaciar e covarde. Uma carruagem chegou e levou Medéia dali, e levou-a para o céu noturno.
As filhas de Pelías continuaram mexendo o caldeirão, esperando que um dia seu pai volte a ter a vida.

4 comentários: